terça-feira, 19 de abril de 2016

The Backwater Gospel



          Achei esta animação porque achei uma música de Justin Cross que a usava de plano de fundo [não, não lembro o nome da música]. Como faltavam pedaços, fui buscar maiores informações. Este foi um projeto, workshop (Bachelor film project 2011, The Animation Workshop), em que Bo Mathorne dirigiu. Estudante brilhante, eu diria. Ele une um cenário sombrio do velho oeste a uma crítica religiosa escancarada.

A cena se passa numa cidadezinha no meio do nada, chamada Backwater. Os personagens tem um estilo meio amarelado e cheio de sombras [me lembra um pouco Gorillaz]. Há um daqueles mendigos bardos, tocando violão e meio que desafiando o líder religioso local. Até que é anunciada a chegada do coveiro. Todos entram em pânico. O coveiro é um anunciador da morte, [o Anjo da Morte], e ainda não há nenhum morto. Morte e medo dançam caoticamente durante todo o tempo.




"The Undertaker raises no hand
but I’ll fear him just the same.
His presence foretells both blood and Death
but his shoulder’s not to blame.
Like the shadow of the vultures
circling blackly overhead,
the Undertaker is drawn to Death like a knife is drawn to red."

"O Coveiro não levanta um dedo
mas vou temê-lo do mesmo jeito.
Sua presença pressagia sangue e Morte
Mas ele não carrega culpa pelo que é feito.
Como a sombra dos abutres
que do alto têm agourado,
É a faca atraída pelo sangue, e o Coveiro pela Morte chamado."¹




        C.P.:  Tenho um certo gosto pelo sombrio e um tanto quanto mórbido. Tim Burton seria um bom exemplo disso, não fosse o fato de ser até muito alegre. Dizem que buscamos histórias de guerra ou sofrimento para tentar aplacar nossa angústia interior. Afinal, tem alguém que está sofrendo mais que a gente, então podemos seguir com nossas vidas. Por falar em morbidez, me revolta, e no entanto,  não consigo deixar de ficar presa por narrações que envolvem guerras ou relacionamentos destrutivos. Coisas que mostram o lado mais podre do ser humano. Tenho algo de errado? Bastante provável. E qual é a daquele arco-íris?
P.S.: Achei a música do Justin Cross, é Drink the Water.

¹Tradução minha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário