domingo, 28 de junho de 2015

Toda História Tem Mais de Uma Versão

          Às vezes me faltam palavras pra expressar minha indignação, às vezes me falta paciência. Contudo, vou sempre tentando, porque o mundo é enorme, assim como as perspectivas das pessoas. Centros de educação são fontes inestimáveis de conhecimento. Numa aula, em um sábado qualquer, foi-me mostrado um vídeo, sobre as noções e visões e preconceitos das pessoas. Decidi compartilhar esse vídeo, porque mostrar que há mais de um ponto de vista em qualquer discussão é um ensinamento sem igual. Então imagine uma criança negra, africana, imagine sua infância, seu crescimento. Imaginou?? Agora veja o vídeo!






          É perceptível, quase palpável a forma como julgamos inferiores ou nos apiedamos das pessoas, sem notar que isto não lhes traz bem algum. Ter pena de uma pessoa e não fazer nada é se colocar numa posição de superioridade, uma "arrogância bem intencionada". Do nascimento até a morte, trilhamos caminhos diferentes de outras pessoas, mas em geral isto não nos torna melhores ou piores. Sou a favor das causas justas, mais que das igualitárias. Seres humanos são tão vastamente diferentes, que querer manter um tal equilíbrio fatalmente levará à frustração e ao fracasso.


          A mídia exerce um papel importante como criadora de opiniões. Aqui entram as relações de poder. Aos desinformados: a mídia é sim controlada e manipulada. Vivemos num mundo capitalista, e ainda que essa não fosse a razão, existem leis sobre o que pode ser apresentado ao público. Temos liberdade de expressão, mas, como sempre ocorreu no convívio em sociedade, você só pode expressar aquilo que não ofende diretamente o centro de poder, caso contrário seu protesto será abafado e você será injuriado e desacreditado. A internet ainda é um meio de expressão mais livre, porém pouco confiável, já que qualquer um pode dizer o que quiser. As "massas ignorantes" vão aonde veem fogo. Parecem estar sempre em busca de algo podre, abutres descerebrados.




          Este é um convite a buscar sempre mais de uma opinião. Nunca uma história é entendida da mesma forma por mais de uma pessoa, e, às vezes, ao relermos a história, esta ganha novo significado. Somos uma colcha de retalhos, composta de crenças pessoais, experiências, paixões, feridas e esperanças. Podemos mudar o mundo, mas pra isso é preciso entender que o nosso ideal de mundo vai bater de frente com o do outro, e precisamos aprender a lidar com isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário