domingo, 14 de junho de 2015

The Apprenticeship of Big Toe P

Autor: Matsuura Rieko
Tradutor: Michael Emmerich

 
Gênero: Romance/Ficção
Editora: Kodansha International
N° de Páginas: 447



"I came to the conclusion that people are able to love all kinds of people in all kinds of different ways, and that was enough for me." 


[Eu cheguei a conclusão de que as pessoas são capazes de amar todos os tipos de pessoas, das mais diferentes formas, e isso foi o suficiente para mim.]

 
          A quem interessar possa [e que saiba inglês ou japonês, já que até o momento não foi vista tradução em português, e não sei se tem em outras línguas..] este é um interessante livro sobre como lidar com coisas estranhas que possam aparecer no seu corpo. Porque temos sempre de seguir em frente e tirar o melhor proveito das situações bizarras que a vida nos impõe. Então, imagine que um dia você acorda e descobre que o seu dedão do pé direito virou um pênis [uahahha adoro japoneses e sua imaginação bizarra insondável..]. Isso é o que ocorre com Kazumi, uma jovem de 22 anos, que acabara de perder uma amiga [Yoko havia se suicidado, e Kazumi foi a pessoa a encontrá-la em seu apartamento..]. Kazumi é uma pessoa altamente ingênua sobre relações pessoais [em verdade ela é muita lerda lenta para entender ou se importar com a reação das outras pessoas. Há toda uma alusão sobre Yoko ter se apaixonado por ela, e ela nunca ter notado, então Yoko se matou e a amaldiçoou com a coisa do dedão..]

          A partir de então, ela passa a ter de lidar com sua nova forma de ver a sexualidade. Seu namorado aceita bem as coisas, até que um dia se revolta e decide cortar o "dedão" dela. Kazumi é ajudada por seu vizinho, Shunji, um jovem músico cego. Shunji tem uma maneira inocente de enxergar as coisas, até pela forma como foi tratado ao longo de sua vida. Ele acredita em sexo como uma forma de "amizade", e não faz diferenciação entre homens e mulheres. Kazumi é atraída por essa inocência, e pela forma como Shunji aceita seu "dedão" como uma parte dela, e não algo grosseiro a ser extirpado [vamos aonde somos aceitos..]. Contudo, Kazumi é nonsense ao ponto de mal terminar um relacionamento de três anos e começar um noivado com um completo desconhecido. Há uma total inconsistência em sua forma de "amar". Ela ama o namorado, até que este não aceita uma parte de seu ser. Ama Shunji, porque este a aceita, mas vive um dilema sobre ser ainda mulher ou não [extensas cenas sobre masturbação e sexo oral no "dedão"], mesmo que ela não aceite de forma alguma o pensamento de ficar com outra mulher. E ama Eiko, no fim.

          As notícias andam, e logo uma trupe a convida a participar de uma espécie de show sexual exclusivo [para ricos e políticos, com gosto questionável], em que cada participante tem alguma anomalia [tem uma mulher com dentes na vagina, uma que tem severa alergia a fluídos corporais, que a deixa com marcas vermelhas onde estes a tocam. Há um homem com pênis deformado, um que fez operação para  retirada do pênis, e, o que realmente apareceu como uma novidade: um siamês incompleto. Ele tem a maior parte das funções normais, porém seu irmão é que possui o pênis,e este não tem cérebro..].  Kazumi aceita viajar com a trupe, e começa a perceber que apesar de seus corpos e do que fazem para ganhar a vida, eles são pessoas normais, e muito gente boa. Lidando com todas essas formas de amor, ela acaba por se interessar por uma das garotas da trupe [que não tem nenhuma anomalia.. e isso também ocorre depois de Shunji ter sumido com um de seus "amigos".. no fim ela acaba por se apaixonar por quem lhe dá atenção.]. Assim se completa seu percurso pela sexualidade. Ela deixa de ser somente a amante passiva de seu primeiro namorado, começa a sentir como é ter um pênis, passa pelo estágio de negação, mas acaba também ficando com uma mulher. E o objetivo é alcançado: ela passa de um estágio de preconceito vazio para a concepção de que toda forma de amor é válida e especial. Isto é feito de forma gradual, o que nos leva a um estado de pensamento em que entendemos e também somos convencidos disso.




Autora: Matsuura Rieko nasceu em Matsuyama, em 1958. [Jurava que era um homem, nunca vou saber diferenciar pelo nome..] Estudou literatura francesa, e teve seu primeiro livro publicado em 1978, este foi o livro The Day of the Funeral [título interessante.. se não fossem os outros livros e coleções que tenho de acaba de ler]. The Apprenticeship of Big Toe P foi lançado em 1994 e ganhou o prêmio Women Writers' Prize, tornando-se um best-seller. Reza a lenda que ela teve a ideia para o livro ao sonhar que seu dedão do pé havia se transformado num pênis. A partir daí, ela desenvolveu a história em torno de algo que já pensava em escrever: sobre a mudança de perspectiva sobre sexualidade após determinadas experiências.



Livro na Amazon:


 
C.P: Vivemos em uma sociedade com valores impostos pela cultura e religião, economia e política. A aceitação de novas formas de amar e ver o mundo ainda tem forte oposição por parte do lado conservador. Aqui então, entram as formas de abordagem. Como visto, o livro de Matsuura tornou-se um best-seller num país extremamente conservador. Como dizem "Não é o que se diz, mas como se diz.". Jogar a verdade na cara das pessoas não é uma forma amigável [ou mesmo caridosa] de se fazer as coisas. A forma de pensar muda aos poucos, e como mostrado no livro, experiência é necessária para se chegar a uma consciência maior. E acho meio engraçado a forma como essas escritoras parecem tão inocentes.. Ela e a Anne Rice.


Nenhum comentário:

Postar um comentário