sexta-feira, 3 de abril de 2015

Shigatsu wa Kimi no Uso

Autor: Naoshi Arakawa [Takao Yoshioka]



Anime: 22 Episódios
Estúdio: A-1 Pictures
Abertura: Hikaru Nara - Goose House
                Nanairo Symphony - Coala Mode
Encerramento: Kirameki - Wacci
                        Orange - 7!!



"É estranho que as cenas que são inesquecíveis sejam coisas tão simples, não acha?"



       


          Arima Kousei, gênio infantil do piano, capaz de seguir fielmente as partituras de grandes mestres consagrados, sofre um colapso emocional em uma de suas apresentações, logo após a morte da mãe, não sendo mais capaz de ouvir as notas musicais do piano. Por conta disso ele abandona as competições e se distancia da música por dois anos. O piano passa a representar uma coisa ruim para ele, está ligado a morte da mãe, e a uma infância complicada. Quando criança, Arima demonstrou grande aptidão para o piano, e sua mãe sendo musicista passou a ensiná-lo a tocar. Os problemas começam quando ela fica doente, e então o ensinamento passa a ser abusivo. Ela o mantém treinando durante horas, bate e insulta, além de dificultar a aproximação de outras crianças.




        


          É claro que isso não impede que Tsubaki, sua vizinha, se torne sua melhor amiga. Ela é daquele tipo forte, que está disposto a tudo para o bem de quem ama. A garota do beisebol, que tem dificuldade em reconhecer os próprios sentimentos, sincera e hiperativa. Ela é quem sempre ajudou Arima, esteve sempre ao seu lado, e tem milhares de histórias para contar sobre essa amizade. Ela sabe como foi difícil para ele os últimos dois anos. Tsubaki quer que ele enfrente o piano mais uma vez, e então continue tocando ou desista de vez, pois a indecisão só prolonga o sofrimento.







          E é aqui que entra o furacão chamado Kawori. Ela é uma violinista, que diz gostar do amigo de Arima, Watari [garoto meio mulherengo, popular e sempre animado, amigo sincero de Arima]. Ela tem uma personalidade forte, do tipo que consegue o que quer, nem que seja a força [o que de fato acontece algumas vezes..]. Mimada e decidida. Possui um brilho próprio que atrai Arima para fora de seu mundo escuro de até então. Kawo obriga convida o garoto para ser seu acompanhante em uma competição, coisa que ele inicialmente recusa, mas acaba cedendo. Na competição, Arima mais uma vez é incapaz de ouvir os sons do piano, mas continua a tocar pois sua violinista insolente o induz, atrai, e eleva com seu brilho. "Você seria capaz de esquecer?". Kawo toca por que há alguém para ouvi-la, porque há alguém a quem ela pode, talvez, tocar o coração com sua música, e assim, tornar o momento inesquecível.




          Essa competição é o ponto mais alto do anime, ao meu ver. É quando os dois tocam juntos, se enfrentam, brilham, até que ela desfalece e é hospitalizada. A partir daí tudo é sobre como chegamos a esse ponto, o que aconteceu antes, como superar os traumas, sobre como seguir em frente apesar de tudo. Arima tem de superar a morte de sua mãe, para poder voltar a tocar. "De cabeça baixa novamente?". Ele tem de aprender a superar, para poder seguir em frente, fazer jus a amizade e apoio que recebeu. Kawo passa a lutar contra a doença, lutar para ser ela mesma. Tsubaki precisa enfrentar os próprios sentimentos, e descobrir o que estar sempre ao lado de uma pessoa pode ser doloroso e gratificante.




 
C.P.: E quando eu penso não haver mais nenhum anime que realmente me atraia, que consiga passar uma enorme carga emocional, me deparo com este.Tenho de dizer que ri demais, e chorei mais um bocado. Existem uns poucos autores que são capazes de tocar nosso coração, esse é um deles ["essa", mais provavelmente, mas ainda acho difícil diferenciar sexo em nomes japoneses]. Todos temos medos e desejos, e somente nós podemos enfrentar isso e ir atrás do que realmente nos importa. Poderia dizer que é um anime um tanto triste, e é, no entanto, ele é mais que isso. Sabemos que coisas ruins acontecem, e nem sempre estamos prontos para elas. Enfrentar e seguir em frente, não só por nós, mas por todos que nos amam, e em memória dos que se foram. Faça tudo o que quer fazer, ria, sofra, chore, erre, experimente. A vida é uma só, e estamos aqui pra isso. Os personagens falavam as vezes sobre as estações, ao que me parece, cada um representa uma delas: Arima, Outono, Kawo, Inverno, Watari, Primavera, e Tsubaki, Verão.




Nenhum comentário:

Postar um comentário