segunda-feira, 11 de agosto de 2014

A Arte Burlesca de Hiromi Matsuo

          Pesquisando imagens aleatórias no Google [a gente acha coisas incríveis..], me deparei com uma imagem de Hiromi Matsuo, realmente muito bela. Esta artista cria um fascinante mundo de cores em suas obras, além de juntar o estilo tradicional e delicado japonês com o sexy Burlesco e o vitoriano europeu, cheio de detalhes e adereços [as personagens parecem ter olheiras, ou é maquiagem, mas parece, e isso chama a atenção..]. A tradição européia pós Idade Média costuma chamar minha atenção, ou pelo menos a visão que os artistas atuais tem dela. Não consegui encontrar muita coisa sobre a artista, sendo que seu site pode ser visto clicando aqui. Outra coisa interessante é o interesse que japoneses tem por Alice no País das Maravilhas. Achei algumas imagens criadas pela ilustradora com este tema, e também sobre O Jardim Secreto Chapeuzinho Vermelho [é, sou uma daquelas lunáticas que procuram citações a textos clássicos..].

          Agora, sobre o Burlesco, tenho a dizer que é um estilo de apresentação teatral ou dança, que parodia ou satiriza alguma coisa [e que em alguns casos acabava em striptease.. huhu]. O teatro Burlesco faz parte da estética grotesca, e diz-se ter descendido da Commedia Dell'Art. Este estilo remonta ao século XVI, utilizando-se de disciplinas como teatro, circo, ballet, pantomima, entre outros. Seu estilo inicial era mais como comédia, com pequenos grupos teatrais, que viajavam pelas cidades encenando temas comuns, como adultério, ciúmes, ou mesmo comédias romanas ou gregas. No século XIX, surge uma nova visão de Burlesco, nos EUA e no Canadá. Esta versão é mais ligada a música, havendo apresentações nos chamados Music Hall, que variavam entre música, comédia e apresentações especiais, geralmente voltadas a cultura circense [Aqui, o Burlesco surge em oposição ao teatro tradicional, que era muito elitista..]. O Burlesco entrou em declínio após a Segunda Guerra Mundial, com a afirmação da televisão e do cinema, e o surgimento de novos estilos musicais como o Rock'n'roll. O Burlesco teve seu papel de mudança social, principalmente na visão sexual da mulher, que agora podia mostrar seu corpo. Também foi importante ao confrontar a tradição aristocrática vitoriana com a nova cultura operária.

          Elementos históricos apresentados, tenho a dizer que, o que impressiona no Burlesco, é o estilo e glamour de suas dançarinas. Em contraposição as roupas claras e bem comportadas da Era Vitoriana, temos um vestuário ousado, com muitas cores e texturas, rendas, meias e luvas, além da exibição do corpo feminino [e da maquiagem.. uma coisa meio cabaré chique, como o Moulain Rouge, construído em 1889, na França..]. E esse foi o lado dessa cultura explorado por Hiromi Matsuo.



.

.

.
.

.

.
.
.

.
.
.
.
.
.
.




Nenhum comentário:

Postar um comentário