quarta-feira, 9 de julho de 2014

Isshuukan Friends

Autor: Matcha Hazuki [Shotaro Suga]

Anime: 12 Episódios
Estúdio: Brain's Base
Abertura: Niji no Kakera - Natsumi Kon
Encerramento: Kanade - Sora Amamiya



"Lamentar o passado não vai resolver nada."




          Sempre há nas classes escolares uma pessoa mais quieta, como há também os péssimos em matemática, os desligados, ou os esquecidos. Certo, acabei de descrever os quatro personagens principais do anime. Fujimiya Kaori é uma pessoa na dela, sem amigos, quase desagradável, aparentemente. Hase Yuki [sério, tem um(a) Yuki em quase todos os animes.. deve ser como João ou Maria por aqui..] é um garoto muito transparente, e péssimo em matemática, que se interessa pela misteriosa Kaori, e resolve ser amigo dela. O melhor amigo de Hase é Kiryu Shogo, um garoto meio desligado e sarcástico, que prefere fugir de coisas problemáticas. Por fim, temos Yamagishi Saki [Saki-chan, que é a representação da fofura..], esta é uma garota extremamente esquecida, e também muito adorável, que também decide ser amiga de Kaori.







          Entretanto, quem disse que Kaori quer amigos?? Em verdade ela os deseja profundamente, mas ela tem um problema, e acha que seria impossível ter amigos. Alguns anos antes, Kaori sofreu um acidente, e como sequela sua memória foi afetada, assim, ela tem a memória resetada toda semana. Acontece também que não é toda memória que é apagada semanalmente, somente a memória relacionada a amigos é deletada. Por isso ela se afasta de todos, para poder lembrar-se deles. Hase insiste na amizade, e ela cede, passando a anotar os eventos da semana em um diário, para poder ler depois e saber o que aconteceu. E claro, há ocasiões em que ela não lê o diário por alguma razão, então encara os amigos como se fossem completos desconhecidos, além de as pessoas dificilmente acreditarem em sua história. A partir de então, cada semana é uma nova batalha, para manter os amigos, e tentar manter as memórias, talvez vencendo o trauma.



C.P.: Imagino que ao ler a descrição do anime todos se lembrem de Como Se Fosse a Primeira Vez, que é um filme famoso que trata do mesmo tema, apesar de neste caso a memória ser resetada diariamente, ou até mesmo do livro Deslembrança [huhu autopromoção..]. Na verdade, quando vi o primeiro episódio pensei que já era um tema batido, acontece que não importa o tema de uma história, e sim como ela é contada. Além disso, o designer dos personagens é maravilhoso, e isso me atraí bastante [o que não quer dizer que seja essencial, levando-se em consideração animes como GTO..]. Outro ponto é o fato de não haver muita história a ser contada, isso ocorre em animes slice-of-life, como é uma coisa cotidiana acaba por ser repetitiva, e sem grandes eventos [geralmente festivais, Ano Novo, Natal, Dia dos Namorados..].




Um comentário:

  1. Oi achei seu blog de mais, eu estou ansiosa para ver esse anime, apesar ser a terceira história com esse tema, porque além de ter assistido Como se fosse a primeira vez vi outro filme, Como não esquecer essa garota.
    Entretanto, como você diz não importa o tema e sim como a história é contada, sei que vou gostar muito desse anime.

    ResponderExcluir