quarta-feira, 16 de julho de 2014

Chihayafuru

Autor: Yuki Suetsugu [I - Naoya Takayama, II - Yuko Kakihara e Ayako Katoh]


Anime: Chuhayafuru  - 25 Episódios
            Chihayafuru II - 25 Episódios
Estúdio: Madhouse
Abertura: Youthful - 99RadioService
                 Star - 99RadioService
Encerramento: Soshite Ima - Asami Seto
                         Akane Sora - Asami Seto


"Li num livro, uma vez, que quando você se pega querendo que uma certa pessoa estivesse contigo, ela é como família pra você."




Os Cem Poemas do KarutaChihayafuru é um anime sobre um jogo popular no Japão, o Karuta [que, como otaku, já deve ter percebido que vem de "carta", não, não sei a origem disso..]. Este é um jogo de cartas que une corpo e mente, sendo necessário memorizar cem poemas clássicos de diferentes poetas japoneses [Lembro de ter visto em Isshuukan Friends, que as crianças são incentivadas a memorizar estes poemas durante, o que aqui no Brasil é a primeira etapa do ensino fundamental..]. Para jogar, cada jogador deve pegar 25 das cem cartas, e posicioná-las em três fileiras. Há, então, um período de 15 minutos para memorização das cartas. O jogo precisa de um leitor, que irá ler os cem poemas em ordem aleatória, para que os jogadores peguem as cartas em campo. Quem zerar as cartas de seu campo primeiro ganha [há uma Associação Brasileira de Karuta... e pode-se baixar um Manual de Karuta Competitivo em PDF, é bem simples e explicativo]. Esse jogo trabalha muito a memória e a concentração, além de exigir um grande esforço físico, principalmente para quem participa de campeonatos, e é necessário tanto velocidade quanto boa audição. Ao clicar na imagem ao lado, você poderá verificar os cem poemas [Ogura Hyakunin-Isshu], tanto no original japonês, quanto numa tradução duvidosa [oriento a baixar o arquivo, porque a visualização fica muito pequena neste leitor..].


Explicado o jogo, ou nem tanto, vamos à narrativa. Chihaya é uma garota muito ativa, meio cabeça-oca, que ama o Karuta. O anime começa com ela pregando cartazes para recrutar outros estudantes para seu Clube de Karuta na escola [aí eu pensei: mais um anime em que um clube torna todos felizes e tals..]. Os demais estudantes costumam chamá-la de "beleza em vão", porque ela é desastrada e só se interessa pelo jogo. Então, somos jogados em um flashback [eh odeio Lost..], que dura toda a primeira temporada, mostrando como ela se apaixonou pelo jogo, e sua luta para tornar-se Rainha nele [maior título honorífico para uma jogadora, e Mestre, no caso dos homens.. muito legal é que essa primeira temporada termina onde começou: com a cena dela pregando os cartazes..].



Quando criança, Chihaya sonhava em ver sua irmã se tornar uma modelo famosa, somente depois passou a ter um sonho próprio. Ela usava cabelo curto, parecendo um garoto, e sempre dizia o que lhe vinha a cabeça. Em sua classe havia um garoto transferido com quem ninguém falava, ele possuía um sotaque diferente, o que fazia os demais zombarem dele [a crueldade das crianças..]. Chihaya acaba se tornando amiga dele, pois é um tipo de pessoa sincera, que não suporta injustiças. E, é ele quem lhe apresenta o Karuta, e também a faz perceber o quão impressionante e divertido o jogo pode ser. Ah, sim, esse é o Arata, o avô dele é um Mestre, e ele é um prodígio no jogo.





Há um outro garoto, Taichi, amigo de Chihaya, que não vê com bons olhos esta nova amizade. Ele gosta da garota desde sempre, e ela é tapada demais pra notar. No fim, os três acabam se juntando e formando um time de Karuta. Entretanto, [como nem tudo são flores] o destino se dispõe a separá-los. Taichi vai pra outra escola [esse sofre uma pressão terrível da mãe, para fazer diversas atividades, e vencer em cada uma. Engraçado o medo que Chihaya tem dela..]. Já Arata, tem de voltar a sua cidade natal, pois seu avô está doente. Assim, o time se separa, com a promessa de voltar a se encontrar em torneios. Chihaya se esforça muito, ficando quase obcecada pelo Karuta.

Aparentemente, ela é a única que não abandona o jogo. Taichi tem outras ocupações, além de achar que nunca superaria Arata. Já no colegial, ele acaba na mesma escola que Chihaya, e voltando a jogar [também sendo forçado a ser presidente do clube..]. Daí começa a luta por novos membros, que são literalmente arrastados para o clube por Chihaya.



Os demais membros são Kanade, uma jovem apaixonada por poesia clássica, e que fazia parte do Clube de Arco só para poder vestir um hakama [que é um tipo de kimono..]. Sua família é dona de uma loja que aluga e vende kimonos, e ela somente aceita participar do grupo com a condição de eles vestirem hakamas nas competições. Kanade mostra um novo mundo por trás do Karuta para o grupo, pois ela conhece a história e o significado poético por trás de cada carta [diz também que o Karuta já foi um jogo para nobres, assim, tenta colocar um pouco de postura e requinte em Chihaya]. Ao contrário de Chihaya, ela é pequena e fofa, mas de temperamento forte.



O próximo é Nishida [que é apelidado de Nikuman, algo como Porquinho, trocadilho em japonês..], que é um anterior oponente do grupo de Chihaya quando criança. Ele trocou o Karuta pelo tênis [mais um que não aguentou o talento de Arata..], pois achava que não poderia melhorar no jogo. O esforço de Chihaya, e o fato de que ele ainda ama o jogo, o fazem entrar para o clube. O último integrante [nesta temporada..] é Tsutomu [que é apelidado de Mesatomu, porque ele era um nerd, viciado em estudos, que nunca abandona sua mesa na escola], que nem mesmo conhecia o jogo, sendo recrutado por ser inteligente. Na verdade, Chihaya o leva, com toda sua delicadeza, até a sala do clube. Ele acaba cedendo, se tornando um dos mais fiéis membros, e o estrategista da equipe.






A partir daqui são mostrados os esforços e competições, brigas internas, e coisas afins. Chihaya é extremamente esforçada, e uma boa partida faz seus olhos brilharem. Por problemas pessoais, Arata abandonou o Karuta, porém Chihaya não desiste dele [fato curioso é que o celular dele é rosa..].





C.P.: Esse é daqueles animes utilizados para aumentar a popularidade de um determinado jogo [vide Hikaru no Go, Eyeshield 21 ou Slam Dunk..], o que é uma estratégia muito boa. Até eu me interessei pelo jogo [apesar de achar pouco provável que eu fosse memorizar cem poemas..]. De qualquer forma, o anime cumpre tanto este papel, quanto o de um shoujo muito bom. Há um triângulo amoroso, e a personagem principal não é uma coisa estúpida [como é comum.. mas também não é a criatura mais sensível do mundo...], e há todo o espírito de luta e equipe, geralmente presentes em shounens [e todo esforço e luta para melhorar, e mostrar que o Karuta é uma coisa importante para eles..].



Nenhum comentário:

Postar um comentário