sexta-feira, 6 de junho de 2014

O Oceano no Fim do Caminho

Autor: Neil Gaiman

Tradutora: Renata Pettengill

Gênero: Ficção/ Fantasia
Editora: Intrínseca
Nº de Páginas: 208

Spoilers!!


"Eu não podia levar você até o oceano — disse ela. — Mas nada me impedia de trazer o oceano até você."




          Na altura de seus sete anos ele era um garoto muito solitário, que focava seu tempo nos livros. Os livros eram seus amigos, já que as crianças de verdade o evitavam [uma referência a crueldade das crianças, e ao bullying. Em sua festa de aniversário nenhuma das outras crianças apareceu]. Vive com sua irmã e seus pais, em uma enorme casa, que por causa de problemas financeiros, tem um quarto alugado. Assim, o jovem passa a dividir o quarto com a irmã. Um desses hóspedes é um minerador de opala, que logo ao chegar traz uma amostra dos problemas que iriam se seguir, atropelando o gato do garoto. Outro gato é comprado para substituí-lo, um gato malvado e rajado de laranja e branco, chamado Monstro [é uma dessas ideias que povoam a mente adulta, a de que se pode substituir sentimentos..]. 

          Um dia, o carro da família desaparece, sendo encontrado no fim da estrada, com o corpo do minerador, que aparentemente cometeu suicídio, dentro. Ao ir buscar o carro com o pai o garoto conhece Lettie Hempstock, que mora na fazenda no fim da estrada. Ela o leva para tomar o café da manhã em sua casa, onde ele conhece as outras duas Hempstock, a mãe e a avó. Elas aparentam ser pessoas do interior, ao mesmo tempo que parecem saber e poder fazer coisas estranhas, como ler um bilhete de suicídio à distância. Lá, Lettie mostra ao garoto seu oceano, que consiste num pequeno lago no quintal da propriedade, ela diz que as Hempstock viajaram através dele, deixando a velha pátria.

          Uma noite, ele acorda engasgado, e descobre haver uma moeda em sua garganta. Lettie diz que alguém quer dar dinheiro as pessoas. Ela o leva para se livrar da entidade, que está perturbando a paz local, e, ao encontra-la ["O rosto era esfarrapado e os olhos eram buracos profundos no tecido. Não havia nada por trás daquilo, era só uma máscara de lona cinza, maior do que eu jamais teria imaginado, toda rasgada e retalhada, balançando com as rajadas do vento de tempestade.", uma descrição estranha, mas completamente concebível, como a representação da alma. Como seríamos se nos parecêssemos com o que somos no mais profundo de nossos corações??], diz para o garoto não soltar sua mão. Como esperado ele solta, porém nada acontece, a não ser uma dor na sola do pé. Naquela noite, ele olha seu pé, e descobre que há um verme nele, que ele retira com uma pinça, com uma certa relutância do verme. No dia seguinte, aparece uma nova governanta: Ursula Monkton. 

          Logo ele descobre toda verdade sobre o caráter de Ursula, e tenta se livrar dela. O que não é nada fácil, com direito a adultério e tentativa de homicídio por afogamento. A entidade citada vem de um outro mundo, como se houvessem universos paralelos, ela quer dar dinheiro as pessoas, realizar seus desejos, quer que sejam felizes, mas de uma forma desesperada, o que mostra que o que queremos nem sempre é o melhor para nós [lembra o Sem Rosto, de A Viagem de Chihiro, mas de um jeito consciente e malvado]. As Hempstock também não fazem parte desta realidade, e são muito poderosas, pelo menos a avó, capaz de cortar e costurar a realidade. Na verdade, elas me fazem lembrar as três nornas [entidades da mitologia nórdica responsáveis por controlar a sorte, o azar e a providência, ou seja: o destino. Costumam ser representadas pela Virgem, a Mãe e a Anciã, e carregam o fio do destino, que é passado pelas três..]. Tudo isso se passa na lembrança do menino, agora, quarenta anos após o ocorrido, ele volta para a cidade de sua infância, para um funeral, e acaba visitando a fazenda do fim da estrada.

Neil Richard Gaiman, nasceu em Portchester, Inglaterra, e atualmente vive em Minneapolis, EUA. É autor de quadrinhos e romances. Entre os quadrinhos sua obra mais conhecida é Sandman, e entre os romances há Coraline, que ganhou versão animada em stop-motion. Além desses, há os romances Deuses Americanos e Lugar Nenhum, e também uma parceria com Terry Pratchet em Belas Maldições, e os Livros da Magia [que está na minha Incrível Lista de Livros a Ler..]. 


Link para o livro:



C.P.: Interessante notar que muitos nomes não são ditos, como o do personagem principal [mais interessante ainda que só notei isso agora..]. A realidade é constantemente contestada neste romance, sendo que ele visita a fazenda, e lembra coisas de sua infância, para então alcançar a compreensão, e então esquecer tudo de novo, como se não houvesse existido. Além disso, há o oceano, que parece comportar toda a sabedoria, mas que destruiria quem ficasse nele por muito tempo, pois passaria a fazer parte do todo, deixando de ser uno. Muito complexo. Gosto da perspectiva deste autor [principalmente do cabelo..], que, como poucos outros, mostra que crianças não são seres dementes, como muitos parecem supor.


"Eu me lembro perfeitamente da minha infância… Eu sabia de coisas terríveis. Mas tinha
consciência de que não deveria deixar que os adultos descobrissem que eu sabia. Eles
ficariam horrorizados."
Maurice Sendak

Nenhum comentário:

Postar um comentário