quinta-feira, 12 de junho de 2014

Ikoku Meiro no Croisée

Autor: Hinata Takeda


Anime: 12 Episódios + 1 OVA
Estúdio: Satelight
Abertura: Sekai wa Odoru yo, Kimi to - Youmou to Ohana
Encerramento: Koko Kara Hajimaru Monogatari - Nao Toyama
                        Tooku Kimi e - Megumi Nakajima
                        Tomorrow's Smile - A.m.u.


"A vida será chata se você tiver medo de conhecer novas pessoas."

       
          Oscar Claudel é um francês de certa idade que adora viajar, numa dessas viagens ele visita o Japão, e conhece a família de Yune, uma jovem japonesa de uma boa família, que segue todos os costumes rígidos exigidos no século XIX [se bem que mudar de país para morar com dois homens parece inverossímil..]. De volta a França, Oscar traz Yune para morar em sua casa, e trabalhar como empregada. Ele é o primeiro de uma geração de ferreiros, e fundou a ferraria Enseignes du Roy, que agora é gerida por seu neto Claude, um jovem meio rabugento, que vive sob o estigma do talento de seu falecido pai. A loja fica numa espécie de distrito comercial chamado Galerie du Roy, que compete com outro distrito chamado Grand Magasin, e é mais rico [na verdade as lojas da Galerie estão fechando, por não conseguir acompanhar a modernidade, e pela disputa com a Magasin. Provavelmente esta disputa é promovida pela família Blanche, que detém a propriedade dos dois distritos..].


          Então vamos ao cenário: a ambientação é simplesmente magnífica, tanto a francesa quanto a japonesa. A França, com suas grandes construções de cimento e vidro, e um clima ora sombrio ora ensolarado. As pessoas com seus trajes característicos: as mulheres em seus longos vestidos coloridos e cheios de babados [as ricas no caso, as pobres em roupas escuras marrons ou cinzas, geralmente de avental..], e os homens de terno e chapéu. O detalhismo da arquitetura é impressionante [apaixonada por essa época..], além disso, a família Claudel trabalha com fabricação de placas para as lojas, e todas de ferro ricamente trabalhado. No Japão, temos toda a estrutura de madeira e papel, cheia de lindos quimonos e pores do sol alaranjados. A ambientação musical é instrumental, sendo que o OVA é voltado para a música japonesa [músicas muito profundas, imagino as pessoas de Letras se divertindo analisando-as.. e também a Yune diz que japoneses são muito ligados aos sons da natureza..].



          Yune começa seu trabalho limpando a casa e a loja. De início Claude não a aceita bem, mas logo passa a admirá-la, por ser uma jovem perseverante [até mesmo teimosa]. Ele não entende os costumes japoneses, e ela deseja aprender os franceses. Yune nunca abandona o uso de quimonos, ou a boa simpatia que aprendeu em seu país, mesmo sofrendo com isso, e mais de uma vez dizem a ela que não deve sorrir para todos e nem se desculpar sempre [o povo francês é mostrado como desconfiado, e com razão, talvez por ser uma grande cidade..]. Mais uma vez é enfatizado o costume francês de poucos banhos, até porque há racionamento de água [Yune sofre com isso, pois está acostumada a tomar banho todos os dias].


          A família Blanche possuí duas herdeiras mulheres Camille e Alice, que são completamente diferentes na maneira de ser. Camille é a mais velha, é extremamente contida, e sempre segue os costumes ao pé da letra [o que a deixa com um caráter ambíguo..]. Alice é esfuziante, ela dá gritinhos de alegria, pula, é dramática, e adora a cultura japonesa. Por essa razão, quando descobre que há uma japonesa morando perto logo quer conhecê-la, e quando a conhece, quer que levá-la para sua casa [pode parecer mimada, o que de fato é, mas sabe aceitar a realidade..]. Claude não aceita essa amizade, pois considera a família Blanche sua inimiga, mas simplesmente não se pode ir contra as vontades de Alice [Claude também tem um passado relacionado a Camille]. Yune é convidada diversas vezes a visitar a mansão de Alice, que gosta de vesti-la com sua coleção de quimonos [ela trata a garota como uma boneca..]. Uma vez Yune veste um vestido francês, com crinolina [que é uma armação feita para sustentar e dar volume as saias, além dos corpetes usados para modelar a cintura. Verdadeiros instrumentos de tortura..], que ela diz parecer uma gaiola.

          Como nem tudo são flores, há os dramas pessoais. Claude com a morte de seu pai, Yune com sua irmã, que sofreu muito, por ter olhos de cor diferente [ser diferente no Japão, principalmente nessa época, parece ser uma ofensa a sociedade.], Camille com seu dilema social. Só Oscar parece pairar sobre os problemas de todos, e fugir deles com suas viagens e paqueras. Toda uma gama de preconceitos é apresentada, sendo uma das mais tocantes a de um menino que vive na rua, e tem de roubar para sobreviver. Ele aparenta ter no máximo oito anos, e até Claude é extremamente duro com ele. Somente Yune parece querer ver que as pessoas estão tentando lidar com a vida da melhor maneira que podem [o que também é um pouco ingênuo..].




C.P.: Este é um anime estilisticamente lindo, e também tem uma história muito boa, com exaltação dos valores, que estão esquecidos nos tempos atuais. A Alice é muito linda!! Me lembrou Katanagatari, mas não exatamente. Aparecem vários modelos de quimono, dá até vontade de ter um. A xenofobia é contestada, além da superficialidade das relações. Uma vez Yune se perde, e tenta falar com as pessoas, mas todas parecem estar muito ocupadas, ou a ignoram descaradamente [como estar sozinha no meio de uma multidão..]. As brigas de Claude e Alice são muito engraçadas. Bem, com caráter e perseverança, você pode mudar o mundo. Mais algumas imagens:







Nenhum comentário:

Postar um comentário