domingo, 15 de dezembro de 2013

Hanasaku Iroha

Autor: Mari Okada
Ilustrador: Mel Kishida


Anime: 26 Episódios
Estúdio: P.A. Works
Abertura: Hana no Iro - Nano Ripe
                Omokage Warp - Nano Ripe

Encerramento: Hazy - Sphere
                        Hanasaku Iroha - Clammbon



"Mas, aquilo que você consegue com trabalho duro, nunca te trairá."


E você pensa que não existem mais animes com moral e aquela super história que mexe com o coração e fica pra sempre na memória, então você esbarra nele sem querer e assiste tudo em menos de uma semana. E foi assim que conheci Hanasaku Iroha, que segundo descobri foi feito pela P.A. Works em comemoração aos dez anos do estúdio. Capaz de fazer rir alto de madrugada e torcer pelos personagens. O desenho é lindo e sem coisas exageradas, e não tem fanservice [a não ser pelas imagens que achei no Google... as pessoas e seus fetiches... e também há o fato de ter uma pousada, o que sempre gosto em histórias, quando as casas são quase um personagem.]. 


Ohana Matsumae é uma jovem de dezesseis anos, que vive com sua mãe absurda e egoísta [a ponto de dizer que ela não devia contar com ninguém, nem mesmo com a família. Isso após não ir a um evento na escola da filha.. coisa que se repete ao longo da vida de Ohana que tem de cuidar da casa e lidar com os namorados da mãe...], e tem um melhor amigo chamado Koichi. Um desses namorados se endivida e resolve fugir, e a mãe de Ohana decide segui-lo [para ela é tudo uma aventura..], então a garota passa a ter de morar em Kissuisou, a pousada de sua avó, que fica numa cidade no interior. Ela vai com a ilusão de que terá uma avó boazinha como a dos contos, mas se engana terrivelmente. Sua avó, que insiste em ser chamada de Okami [senhoria, em japonês], é bastante rígida, e afirma que para morar na pousada Ohana terá de trabalhar.

Ohana é persistente e tem uma personalidade única e barulhenta, capaz de animar todos ao seu redor. Ela passa a mostrar o valor do trabalho e da amizade e companheirismo entre os que trabalham em Kissuisou [há também o drama de ter deixado Tokio e seu amigo, que havia se declarado para ela, e ela não respondeu e tudo ficou meio em suspenso...]. Os demais integrantes da equipe de Kissuisou são duas garotas de sua idade [Nako que é muito tímida e calma e boazinha, acho que sempre tem alguém assim... e Minko, que toma antipatia por Ohana desde o momento em que esta chega... ela é aprendiz de cozinheira e uma pessoa muito fechada, coisa que Ohana vai desconstruindo aos poucos.], a chefe das empregadas [Tomoe, que tem a exata aparência de uma chefe de empregadas de uma pousada na minha imaginação... ela é bem divertida e meio doida as vezes..], tem dois cozinheiros [Tohru que é o ajudante, é bastante sério quanto ao trabalho, chegando a ser rude, mas é uma boa pessoa que está sempre ouvindo a mesma música no carro... ele é o objeto de interesse de Minko. Já o chefe de cozinha é o Renji, que não fica muito bem sob pressão e tem a aparência de um sargento.. e como o parágrafo está grande continuemos no próximo..].




O Chefe responsável pela pousada é o tio de Ohana, chamado Enishi, que parece viver a sombra das mulheres da família, até arranja uma que manda nele [Takako é uma mulher meio irresponsável e cheia de idéias inúteis.. tem uma evolução palpável..]. Jiroumaru era um hóspede irritante, que se gabava de ser um incrível escritor em busca de inspiração na pousada, no fim ele não escrevia nada e acabou tendo de trabalhar em Kissuisou para pagar suas dívidas [para provar as reações improváveis de Ohana, tem o dia em que Jiromaru a leva a força para seu quarto e tenta fazer bondage com ela, mas ele não consegue e ela tenta ajudá-lo..]. E por último o zelador, Denroku, que é um velhinho amigável que vive perto das caldeiras [o que me fez lembrar de Chihiro..], ele é geralmente chamado de Mameji [Homem dos Feijões, não lembro exatamente o porquê..]. Ah, quase me esqueço da Yuina, que é a herdeira de uma pousada vizinha e estuda com a Ohana, ela é super alegre e só quer se divertir, teve um tempo que achei que ela seria uma espécie de antagonista, mas me enganei.





C.P.: Oh! Somente elogios para esta animação, comparável ao estúdio Ghibli. Ela trabalha diversos tipos de drama, e os sonhos das pessoas, e as pessoas sem sonhos específicos, e tudo isso de uma forma pura, pelos olhos de uma garota impetuosa e surpreendente quando deseja proteger algo importante para si. Interessante a visão de trabalho como uma coisa divertida, talvez por ser um influenciador na mídia, mas foi muito bem feito para que não parecesse moralista. Adoro mesmo isso, esses animes que fazem a gente querer ser melhor e se esforçar para que tudo esteja bem para todos ao redor. E as roupas são bem legais, acho quimonos e suas variações "maravilindos" [apesar de parecerem pouco práticos].


Nenhum comentário:

Postar um comentário