terça-feira, 26 de novembro de 2013

Hyouka

Autor: Task Ohna

Anime: 22 Episódios
Estúdio: Kyoto Animation
Abertura: Yasashisa no Riyuu - ChouCho
                 Mikansei Stride - Saori Kodama
Encerramento: Madoromi no Yakusoku - Satomi Satou & Ai Kayano
                         Kimi ni Matsuwaru Mystery - Satomi Satou & Ai Kayano



"Existe uma linha tênue entre genialidade e loucura, essa é a melhor descrição que posso dar."



Tudo começa quando Oreki decide, a conselho de sua excêntrica irmã, ir ao Clube de Literatura Clássica [koten-bu, que fica mais legal e curto na pronúncia..]. Ela estudara na mesma escola, e não queria que o Clube tivesse fim. Oreki resolve dar uma olhada no Clube, e é quando encontra Chitanda Eru, uma garota um tanto animada e com olhos que brilham ante algum mistério. Quando ele chega a sala do Clube ela está trancada, mas Chitanda está dentro e diz não a haver fechado. Esse é o primeiro mistério solucionado por Oreki Houtarou, que parece ser incapaz de resistir a curiosidade de Chitanda. Na verdade, ele é um garoto calmo [mais para preguiçoso...], e seu lema é "Não faço nada que não preciso fazer. E o que preciso fazer, faço rapidamente." Ele diz ser contra o desperdício de energia [algo como o "Prefiro evitar a fadiga." de Jaiminho].





Como não poderia deixar de ser, o Clube de Literatura Clássica entra em atividade, composto por Oreki, Chitanda, Mayaka e Satoshi. Com exceção de Chitanda, todos os outros se conheciam há tempos, tendo estudado juntos. Chitanda é de uma família muito rica, e algumas vezes arrasta os outros para seu mundo cheio de costumes a se seguir. Ela é a mais animada deles, sempre buscando um mistério, ou topando com um por acaso [o que leva Oreki a loucura...]. Ela é bem sincera, e as vezes ingênua, e também se distrai facilmente [tem um episódio em que ela come uma caixa de bombons de licor e fica bêbada]. Mayaka é bem enérgica e crítica, as vezes passando por mandona e mal-humorada, ela trabalha na biblioteca da escola e também faz parte do Clube de Mangá. Satoshi é a despreocupação em pessoa [pelo menos na superfície], ele se intitula "banco de dados humano", pois que ele sempre junta informações que acabam sendo utilizadas por Oreki para resolver os mistérios. Ele também fica um pouco enciumado, por Oreki ser muito inteligente e ele nunca conseguir superá-lo [esse é um fator importante para o desenvolvimento da trama.. como lidar consigo mesmo e com as pessoas ao redor].





Segue a linha de pensamento detetivesca [com direito a citações a Sherlock Holmes e Agatha Christie, o que me levou a querer ler mais livros do gênero]. É composto de uma série de pequenos eventos a serem desvendados dentro da própria escola ou envolvendo os personagens. Em geral Oreki não quer participar de nada disso, mas aí Chitanda olha para ele e diz "Não consigo parar de pensar nisso!", então ele é tomado pela aura de expectativa dela e resolve despender alguma energia [Satoshi as vezes brinca com isso, dizendo que ele é comandado por uma mulher..]. Quando ele está concentrado costuma segurar uma mecha da franja, e parece entrar em outro mundo, onde vê tudo de fora [é bem interessante como isso foi retratado no anime]. E como todo shoujo há algo de romance na história, que só é acentuado no final [final esse que foi bastante inesperado, geralmente os animes tem 24 ou 26 episódios... mas não vamos adentrar no drama de alguns otakus que vivem a torcer por novas temporadas. Foi uma boa história. Fim!].





C.P.: Não pude deixar de olhar o anime com certo preconceito depois de ter lido Bakuman, pois este fez algo do tipo "desconstruir" a magia deste tipo de história no mundo dos mangás. Mas a história supera as expectativas, trazendo um clima agradável e calmante que eu não via desde K-ON [interessante que parece que Clubes de Música Leve parecem realmente existir..]. As músicas de abertura e encerramento combinam perfeitamente, assim como a animação preparada [como a segunda abertura,  que traz um Oreki preso ao mundo dos reflexos, e somente é tirado de lá por Chitanda, que é basicamente o que ocorre, pois ela o faz desejar querer fazer algo, trazendo-o ao mundo real]. A irmã do Oreki funciona como um incentivador na história, mesmo que raramente esteja presente [e quando está fica como a dona do Tom ou a secretária do Prefeito nas Meninas Super Poderosas, ou o irmão da Sasami-san, ohh parece ser algo comum...].




Nenhum comentário:

Postar um comentário