terça-feira, 2 de julho de 2013

Yamato Nadeshiko Shichi Henge


Autor: Tomoko Hayakawa



Anime: 25 Episódios
Estúdio: Nippon Animation
Abertura: Slow - Kiyoharu
Encerramento: Carnation - Kiyoharu
                          Changing - Bon-Bon Blanco



"Escute quando as pessoas estiverem falando com você!"




Este é um anime bem divertido e meio sem noção sobre uma garota que levou um fora e foi chamada de feia, então traumatizou e abandonou o convívio social, se dedicando a coisas obscuras [como filmes de terror, uma coleção de modelos anatômicos, uma paixão descontrolada por rituais e sangue, e coisas preservadas em potes com formol em seu quarto....]. Agora a parte divertida: quatro garotos moram de aluguel na mansão da tia excêntrica da garota, cada um com seus dramas particulares, mas que tem uma boa convivência [e na visão da autora são lindos... o fato é que o design não impressiona, talvez seja coisa do anime, mas a gente se acostuma, tipo GTO]. Para diminuir o aluguel, a tia [Obaa-chan!! que nem é velha, e tem hobbies um tanto radicais...] impõe propõe que eles façam de sua sobrinha uma dama.

Acontece que Sunako não quer ser uma dama, ela está muito magoada e se afundou em seu mundinho obscuro, dando muito trabalho aos garotos. Kyouhei é o perfeito bishounen, perseguido por praticamente todas as garotas da cidade [coisa que lhe causou e ainda causa diversos transtornos..], adora comer, e é o que geralmente bate de frente com as frescuras de Sunako. Takenaga é o estilo de garoto sério e cavalheiresco, que também fica muito tímido frente a garota que gosta [Noi-chi, superanimada e meio louca, daquelas que aparecem do nada pra se misturar a bagunça... tem um ótimo caráter..]. Ranmaru é o mulherengo assumido, que adora sua legião de fãs, e está sempre com uma amante diferente. Yukinojo é o garoto com cara de menina que acaba sempre vestido de mulher [por alguma razão..], é muito meigo e gentil, e também assustadiço, tenta sempre manter o grupo unido.

No meio de cada episódio há um bloco chamado "O Caminho para se Tornar uma Dama'', em que toca um gongo, e uma voz narra maneiras de agir de uma dama [fica meio irritante depois de um tempo...]. Sunako resiste bravamente a se tornar uma dama, e quando tentam tomar algum de seus objetos estranhos, ela se torna uma fera [e sai espancando meio mundo]. Ela deu nome a seus modelos anatômicos, e conversa com eles, tratando-os como amigos [o principal é Hiroshi, que costuma fazer abertura do anime, pelo menos na segunda temporada... outra coisa que muda na abertura é que os personagens são colocados nus!?! há também o esqueleto que se chama Josephine, e não lembro dos outros]. Seu quarto escuro é tornado seu refúgio. Ela contribui fazendo as tarefas domésticas.



Por ter sido rejeitada, ela passa a se afastar de coisas belas. Isso ocorre bastante com o Kyouhei, que ela chama de "criatura brilhante", e costuma ter um terrível sangramento nasal quando o vê. No anime [não sei se por falta de criatividade ou de recursos financeiros... como ocorreu em Karekano...] há muitas cenas em que os personagens aparecem como meros rascunhos e o cenário some, além de Sunako passar a maior parte do tempo em formato chibi [mas acredito que nesse caso faça parte da metalinguagem de seu estado autocrítico]. Ahh! Sim, tem uma crítica tremenda contra as gothic lolitas, que são completamente ridicularizadas, com a participação de um grupo de quatro delas que vivem atrás do Kyouhei [o que gera alguns sequestros...].


C.P.: O anime é viciante, mas perde um pouco do foco já no fim [eu até fiquei com preguiça de prosseguir...]. Mas o final surpreende, e que bom que ainda haja pessoas capazes de nos surpreender!! O mangá prossegue, como é comum. Sunako-chan tem uma maneira de pensar singular, e aprende algumas coisas importantes sobre amizade. Há muita aventura [tipo a batalha dela com um espírito-caveira-pirata], e coisas do tipo abrir o chão e surgir robôs.. e acho interessante que a garota realmente gosta das coisas sombrias, não só por causa do trauma, ela realmente curte filmes como Jason, O Exorcista, e tals. E o lema do dia é "Aceitar as pessoas como são, e tentar melhorar o que for possível.".

Nenhum comentário:

Postar um comentário