sábado, 6 de julho de 2013

Trilogia dos 50 Tons

Autora: E.L. James
Tradução: Adalgisa Campos da Silva/ Juliana Romeiro/ Maria Carmelita Dias


Gênero: Romance/Ficção
Editora: Intrínseca
N° de Páginas: 50 Tons de Cinza - 480
                          50 Tons Mais Escuros - 512
                          50 Tons de Liberdade - 544



"Por favor Anastasia, pare de morder os lábios."



Livro polêmico e muito criticado por seu teor erótico e que explicita o fetichismo, o masoquismo e o sadomasoquismo [conhecidos por S&M... fetichismo é definido como um desvio sexual para algumas partes do corpo, função fisiológica, cenários inusitados, peças de vestuário ou fantasias, adornos e acessórios... etc]. Há comentários desde sobre fornicação até sobre como o livro se destina a mulheres casadas insatisfeitas ou solteironas. O fato é que não aceito socialmente, esse tema atinge a todos, e há aqueles que preferem viver a sombra de seus preceitos de virtude. Há muitos outros livros sobre o tema, mas este ganhou o olhar dos holofotes, sendo uma história bem estruturada, mas pouco provável [o que em geral, torna as histórias mais interessantes..].


Anastasia Steele é uma jovem ingênua que acaba de se graduar. Para ajudar sua amiga que está doente, ela vai entrevistar o jovem empresário Christian Grey. Ele é descrito quase como um deus [ou talvez essas sejam as palavras exatas...], é incrivelmente dominador e arrogante. Por alguma razão ele se interessa pela jovem atrapalhada, e ela claro já se apaixonou pelo multimilionário, forte e atraente [...]. Acontece que Grey não quer uma relação normal [ou não pode simplesmente ter uma], ele pede que Ana assine um contrato de relação entre Submissa e Dominador [que é basicamente o que eles aceitam ou não fazer durante o sexo, ou fora dele, e os castigos impostos por descumprimento...]. Ana fica chocada por conhecer este lado de Grey, principalmente quando ele lhe mostra seu "quarto de jogos" [que é um quarto todo em vermelho, com cama de dossel e diversos tipos de acessórios expostos, como uma coleção de chicotes, varas... e uma comoda com mais um monte...].



Por ser influenciável, ou estar fascinada pelo mistério que é Grey, ela aceita os termos. Assim começa a relação deles [e o livro é composto 80% por descrição de cenas eróticas...], que não fica só nisso, porque nem tudo são flores [ou sei lá... lembrei dos Melhores do Mundo]. Grey não admite ser tocado, por isso sempre amarra Anastasia, que acaba querendo saber a razão disso. Então chegamos aos 20% que mantêm a história viva: Christian Grey possui um passado obscuro, e não confia em ninguém para o revelar [a não ser uma ex-amante que o iniciou neste mundo, e seu psiquiatra]. Esse passado o abala profundamente, e a garota parece disposta a ajudar.






Autora: É ex-executiva de TV e mora em Londres. Sempre sonhou em escrever histórias pelas quais os leitores se apaixonassem, coisa que foi adiada por cuidados a família e a carreira. Em 2012 foi considerada uma das cem pessoas mais influentes do mundo pela revista Time. É casada há quase vinte anos, e tem dois filhos.




Link para os livros:




C.P.: Tipo, o cara rico e atraente que se interessa pela garota sem graça, e ele tem um trauma a ser superado... Mas toda história quando bem contada pode se tornar incrível. E foi isso que aconteceu. Digam o que disserem, todo mundo gosta de uma boa polêmica, senão Lolita, livro de Vladimir Nabokov, não teria sobrevivido ao tempo e as críticas. O livro também toma o partido de que o fetiche está ligado a vínculos afetivos durante a infância, tendo um significado maior que o simples estímulo de cada um. Essa visão não é aceita em alguns lugares, que não tratam este comportamento como patologia [nesse caso penso que entrem os níveis a que isso possa chegar, e a influência na vida da pessoa]. Lembrando sempre que cada um faz da vida aquilo que quer, desde que não interfira na vida de outrem. E as críticas?? só tornam maior a vontade de conhecer o livro por parte dos leitores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário