quinta-feira, 18 de julho de 2013

Crônicas do Mundo Emerso


Autor: Licia Troisi
Tradução: Mário Fondelli


Gênero: Fantasia
Editora: Rocco
Nº de Páginas: A Garota da Terra do Vento - 320
                         A Missão de Senar - 336
                         O Talismã do Poder - 424




"Ele afirma que tudo flui, que o bem se alterna ao mal numa espiral eterna."




Mais uma trilogia que teve continuação. Na verdade são três trilogias que compõem a história do Mundo Emerso: Crônicas do Mundo Emerso, Guerras do Mundo Emerso e Lendas do Mundo Emerso. Bem, o foco da postagem será a primeira trilogia [que é a que li...]. Esta é a história de Nihal, uma garota de cabelos azuis, olhos violáceos e orelhas pontudas que vive com um armeiro [Livon..], que é o homem que sempre a criou. Ela é uma garota muito ativa e rebelde, que vive a brincar de guerra com seus amigos e seguidores, sendo muito hábil e forte. Apesar dessa visão infantil em que o livro começa, as coisas não andam nada bem. Todo o Mundo Emerso está em guerra contra Tirano [é.. também achei tosca a escolha do nome..], um ser perverso que tenta tomar todo o mundo sob seu controle por meio da força e destruição. Os diversos seres que compõem o Mundo Emerso se juntaram nas chamadas Terras Livres, e lutam para derrotá-lo.


Esse mundo de horrores é estranho a Nihal, até que sua terra, Salazar [Terra do Vento], é atacada pelos exércitos de Tirano, e seu pai é morto na sua frente. Diante do terror Nihal efetua sua primeira morte, de tantas que se seguiriam. Com sua terra tomada, ela e seu novo amigo Senar, partem para um treinamento em magia com a maga Soana. Nihal não se adapta a magia e decide tornar-se Cavaleiro de Dragão. Ela vai até a Academia e sofre todo tipo de preconceito, pois além de ser mulher, ainda é a última semi-elfo, e não é vista com bom olhos. Independente das perseguições alheias, ela luta por seu lugar nos campos de batalha, e ao lado de seu recém conquistado dragão, Oarf, decide levar a cabo sua vingança pela morte de Livon e pelo sofrimento do povo livre.


Existem diversos seres no Mundo Emerso, como dragões [que continuam majestosos como sempre, mas neste conto não falam propriamente...], gnomos, duendes, fâmins [que seriam como gnomos deturpados por magia e ódio...], magos, espíritos, e seres que vivem nas profundezas do mar [Mundo Submerso..]. Todos se unem sob a mesma bandeira de paz, e lutam [meio contraditório...].





Autora: Licia Troisi nasceu em Roma, 1980. É casada e tem uma filha. Formada em astrofísica [!?!], teve sua estréia como escritora aos 23 anos com A Garota da Terra do Vento. Quando criança se trancava em seu quarto e inventava histórias. Apaixonada por fantasia, criou uma personagem com quem pudesse se identificar. Foi finalista do prêmio Ventisei de Literatura Fantástica em 2005. Outro livro de sua autoria é A Garota Dragão [que tem uma capa maravilhosa..].


Links para os livros:




C.P.: Adoro este tipo de livro épico, com dragões e batalhas e seres mágicos [ainda mais pela forma limpa e legendária como este foi escrito... e é o primeiro livro de um autor italiano que me lembro de ter lido..]. Mas uma coisa que realmente impressiona é o crescimento dos personagens. No início parece um livro bem infantil, porém ele vai aprofundando as lutas internas dos personagens. Nihal deseja vingança, mas sabe que este caminho a está levando a algo ruim, ela luta por um sentido para sua existência, tendo de lidar com os desejos alheios, e com os fardos e perdas que a vida lhe impõe. Ela descobriu a amizade verdadeira em Senar, um mestre em Ido, e encarou tudo que se lhe surgiu por aqueles que amava. A história também foi transportada para o mundo dos games.

Nenhum comentário:

Postar um comentário