segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Gunslinger Girl

Autor: Yu Aida

Anime: 13 Episódios
              Il Teatrino - 13 Episódios
Estúdio: Madhouse
               Artland
Abertura: The Light Before We Land - The Delgados
                  Tatta Hitotsu no Omoi - Kokia
Encerramento: Dopo Il Sogno
                  Doll - Lia
                  Human - Lia



"Há magia de felicidade em chá com bolo."


Governo italiano lança um projeto de super-garotas para apoio em missões secretas. As garotas são selecionadas em hospitais, quando estão a beira da morte. A partir daí seus corpos são modificados, utilizando membros artificiais mais poderosos, e consertando quaisquer imperfeições físicas. A parte psicológica também foi prevista, elas sofrem um tipo de lavagem cerebral, chamado condicionamento, para que obedeçam a Organização de Bem-Estar Social, mais especificamente ao agente que será seu parceiro e a treinará em armas e estratégia [são assim chamados de fratellos, irmãos no original italiano].

O condicionamento age como "amor" para as garotas, que fazem de tudo para proteger e agradar seu fratello. Elas moram em um alojamento e dormem duas em cada quarto. Vão a aulas normais, e tem treinamentos de campo e tiro. Para adaptação ao novo corpo tem de fazer alguma tarefa que exija concentração e também seja calmante, como tocar violino ou pescar. Seu passado é apagado [o que pode não ser tão ruim, levando-se em consideração um passado traumático e doloroso. Uma delas, por exemplo, teve a família morta e foi estuprada. Outra foi atropelada pelos próprios pais, que queriam o dinheiro do seguro...]. Um inconveniente do condicionamento é que torna a vida delas mais curta, e faz com que percam capacidade mental e motora.

As garotas são Henrietta, Triela, Rico, Claes, Angelica e Elsa [tímida, rebelde, calma, conformada, enfermiça e a anti-social]. Cada uma com personalidades e capacidades diferentes, tendo que lidar com o condicionamento, com seus instrutores e com as missões. Elas guardam suas armas em estojos de equipamentos musicais, e acima de tudo: ainda são garotas, ainda que elas mesmas tenham consciência que não poderão ter uma vida normal, e que morrerão cedo.



C.P.: Este é um anime de temática mais adulta. Trata do relacionamentos das garotas com seus fratellos, durante missões que costumam incluir matar alguém, ou proteger alguém, enquanto mata outros tantos. Na Itália da história, há uma luta entre terroristas e o governo pelo controle do país, e as garotas são usadas para eliminá-los [a vantagem é que ninguém costuma fugir de garotinhas...]. A primeira temporada termina de forma esplendida com a 9ª Sinfonia de Beethoven. Já a segunda temporada tem a troca de Estúdio, o que muda o design dos personagens [para pior, em minha opinião], e também muda o clima da história.


Nenhum comentário:

Postar um comentário