sábado, 24 de novembro de 2012

Garotas de Vidro

Autor: Laurie Halse Anderson
Tradrução: Ana Paula Corradini

Gênero: Ficção/Psicológico
Editora: Novo Conceito
Nº de Páginas: 272


"Eu ganhei a viagem da garota de vidro sobre a fronteira na terra do perigo."


Esta é a história de Lia, uma garota com sérios distúrbios alimentares, problemas com a família e sua melhor amiga [ou quase] que morreu em um motel. Cassie [a gúria morta], era amiga de Lia desde a infância. Juntas cresceram, e juntas adentraram o mundo das garotas que "tem" que ser magras [o que parece ser uma obsessão no mundo das adolescentes nos dias atuais. Por mim, nunca tive qualquer problema com isso, nem conheci alguém que tivesse... mas culpo eternamente a sociedade por nos impor esses malditos moldes de perfeição absurda].

Alguns meses antes de morrer elas haviam brigado, e já não se falavam. Porém, no dia anterior ao da morte, Cassie liga insistentemente [33 vezes...] para Lia, que não atende. Ao saber da morte, Lia começa a pirar de vez, vendo o fantasma de Cassie que aparece para atormentá-la. Ela parece sofrer de alucinações por falta de alimentos [ela conta em gramas tudo que come, que é quase nada. E faz sessões malucas de exercícios de madrugada...]. Lia se vê pressionada pelos pais e a madrasta, que vivem tentando forçá-la a comer. Ela tem 18 anos e pesa 47 quilos [e diminuindo...]. Em sua mente, ela se vê gorda e asquerosa, e tenta de todas as formas emagrecer [na verdade é bem doentio, algumas vezes ela se corta para deixar o sangue "gorduroso e sujo sair"].





Autora: Nasceu no dia 23 de outubro de 1961, em Postdam, Nova Iorque. Anderson é uma autora estadunidense contemporânea , que escreve para crianças e jovens adultos. Seus livros abordam temas polêmicos, como estupro, questões familiares, questões corporais e distúrbios alimentares, e altas pressões acadêmicas. A autora tem quatro filhos, e escreve desde 1992.




Link para o livro:



C.P.: A forma da autora escrever é bem inovadora, e é capaz de traduzir toda aura de desespero da personagem [e também de como as pessoas que sofrem destes distúrbios parecem enxergar a realidade]. Acabei com o livro em três dias [acho que adoro a aura de desespero psicológico que ele passa]. Também há a questão de alertar as pessoas de que isso é um problema que deve ser tratado, e não ignorado. Fala sobre bulimia [transtorno alimentar caracterizado por períodos de compulsão alimentar seguidos de comportamentos não saudáveis para perda de peso rápido, como induzir o vômito, uso de laxantes, abuso de cafeína, uso de cocaína e/ou dietas inadequadas], que é o caso de Cassie, e também sobre anorexia [rígida e insuficiente dieta alimentar e estresse físico, com longos períodos sem se alimentar e transtornos de ansiedade], que é o caso de Lia. [esse é o livro com agradecimento mais longo que já vi!!].

Nenhum comentário:

Postar um comentário