sábado, 20 de outubro de 2012

Trilogia Fronteiras do Universo

Autor: Philip Pullman
Tradução: Ana Deiró/ Eliana Sabino


Gênero: Fantasia
Editora: Suma
Nº de Páginas: Vol. I - 344
                       Vol. II - 288
                       Vol. III - 504




"Se não puder dizer alguma coisa construtiva, é melhor não falar nada."





A trilogia é composta por: A Bússola de Ouro, A Faca Sutil e A Luneta Âmbar. A história se passa, principalmente, em uma outra dimensão muito parecida com a nossa, só que lá a alma das pessoas é projetada em seres chamados dímons [já vi a palavra "daemon" também, mas na tradução brasileira que vi era dímon]. Quando criança o dímon é mutável, podendo se transformar em qualquer animal. Quando adulto, o dímon assume a forma animal que mais se parece com o caráter de seu par humano. Na Oxford paralela vive uma jovem chamada Lyra Belacqua, aparentemente órfã [Star Wars], meio moleca e briguenta, com um talento especial para inventar histórias [mentir mesmo...].

A aventura começa quando um amigo é raptado pelos Gobblers [nome que lhes é atribuído por uma razão que não lembro...]. Ninguém parece realmente se importar, já que ele era um ajudante de cozinha, mas Lyra resolve salvá-lo. Para isso se une aos Gípcios [espécie de ciganos piratas, que também tiveram crianças suas raptadas]. Lyra ganha um objeto chamado Aletiômetro [o que ficou conhecido como a bússola de ouro], ele é capaz de responder a qualquer pergunta com a verdade, desde que você seja capaz de ler os símbolos que ele contêm. E, é claro, Lyra tem um dom especial  para interpretar o aletiômetro, usando-o para encontrar o amigo. Em seu percurso se depara com os ursos de armadura, as feiticeiras, aeróstatas e seus balões, zepelins [principal meio de transporte, além das embarcações], e até mesmo anjos.

Forte presença de crítica a Igreja [aqui chamada de Magisterium], que tem controle sobre as pessoas e tenta sempre impor sua vontade a razão alheia [qualquer semelhança com a realidade deve ser mera coincidência... Na verdade a Liga Católica dos EUA condenou o livro por incentivar o ateísmo]. Há uma coisa chamada Pó, que parece flutuar sobre as cabeças das pessoas, diz-se que são responsáveis por manter o mundo funcionando, e também pela consciência. Ele começa a se fixar nas pessoas no período da adolescência, quando os dímons assumem sua forma fixa. O Magisterium o vê como algo ruim, e começa a fazer experiências com crianças, tentando separá-las de seus dímons para ver como o Pó reage [imagine a dor de ser separado de sua alma, geralmente as crianças morrem, ou viram seres só vivos].

A partir do segundo volume descobrimos que existem vários mundos separados por uma fina membrana, que pode ser cortada com uma determinada faca, abrindo-se assim janelas para outros mundos. Existe também um mundo dos mortos, governado por Harpias. O Pó flui em cada um desses mundos, e as janelas deixadas abertas fazem com o que o Pó escoe de um para outro, causando desequilíbrio. A aurora boreal seria um ajuntamento de Pó, através do qual pode-se ver uma cidade suspensa. [há toda uma história sobre Deus estar adormecido, e alguns tentarem matá-lo, mas já me estendi o suficiente. Leia os livros!!].



Aurora Boreal: é um fenômeno óptico composto de um brilho observado nos céus noturnos nas regiões polares [Pólo norte: aurora boreal, Pólo Sul: aurora austral], em decorrência do impacto de partículas de vento solar e poeira espacial encontrada na Via Láctea com a alta atmosfera da Terra, canalizadas pelo campo magnético terrestre.



Autor:
Depois de uma infância dividida entre a Inglaterra, a Austrália e o Zimbabwe, Pullman regressou a Inglaterra e licenciou-se em Inglês na Universidade de Oxford, em 1973. Lecionou em vários liceus antes de ser professor no Westminster College. Depois deixou a carreira para se dedicar em tempo integral a escrita, sua grande e verdadeira vocação. Já escreveu mais de vinte livros, entre os quais se encontram livros infantis, peças de teatro, e livros ilustrados para leitores de todas as idades. É um dos mais consagrados escritores de fantasia britânicos. Frase sua: "Estou tentando minar os alicerces das crenças cristãs."


Links para os livros:




C.P.: Acho bom para divulgação dos livros que eles tenham suas versões adaptadas para o cinema [apesar das deturpações, cortes e invencionices]. O filme A Bússola de Ouro ficou muito bom, apesar de o final não dar brecha para continuações [então é pouco provável que A Faca Sutil vire filme...]. E agora a BBC está fazendo uma série [tá na lista pra ser assistida..].

Nenhum comentário:

Postar um comentário