sexta-feira, 13 de julho de 2012

Os Cinco Porquinhos

Autor: Agatha Christie
Tradução: Otacílio Nunes


Gênero: Ficção/Mistério/Detetive
Editora: Globo Livros
Nº de Páginas: 296





"Alguns de nós, mon cher, veem a beleza em lugares curiosos."






Carla Lemarchant recebe uma carta póstuma de sua mãe, Caroline, ao chegar a maioridade. Na carta sua mãe afirma ser inocente. Ela havia sido presa pelo assassinato do marido, Amyas Crale, e morrido na prisão. Carla fica sabendo da fama do detetive Hercule Poirot, e decide por a prova a palavra de sua mãe, pedindo a ele que desvende o crime ocorrido dezesseis anos atrás. 

Poirot começa então a revolver o passado em busca de pistas, e dos envolvidos no caso. A época, Crale morrera envenenado. Isso após levar sua amante, Elza Greer, a sua casa para posar para um quadro seu [ele vivia para a arte]. Elza provoca Caroline dizendo que vai se casar com Crale. Revoltada, a Sra. Crale diz que vai matar Amyas. No dia seguinte ele aparece morto em frente a seu quadro. Caroline é acusada de assassinato, pois um frasco com a coniina [cicuta-da-europa: floresce a cada dois anos. Os frutos são colhidos quando estão amadurecendo, um pouco antes de amarelar.], usada no envenenamento, é encontrado entre suas coisas. Ela alega suicídio, teoria refutada por todos que conheciam a vítima, pois ele tinha um caráter muito expansivo.

Todos os fatos depõem contra Caroline, e ela não procura se defender propriamente em julgamento. O que teria acontecido? Se era culpada, porque deixar uma carta para a filha alegando inocência? Poirot, ao começar a investigação, não consegue tirar da cabeça a cantiga dos cinco porquinhos, e passa a relaciona-la aos suspeitos. 


Autora: Agatha May Clarissa Miller nasceu em Torquay, Inglaterra, em 1890. Sua carreira se estendeu por mais de meio século, quando escreveu mais de 60 romances e várias coletâneas de contos. Escreveu também peças teatrais, uma das quais é a que ficou em cartaz por mais tempo na história do teatro [A Ratoeira]. Lançou novelas e romances românticos sob o pseudônimo de Mary Westmacott. Criou o mais célebre detetive literário desde Sherlock Holmes [Hercule Poirot]. Estima-se que seus livros já venderam 2 bilhões de cópias, e foram traduzidos para mais de 45 línguas. Ficou conhecida como 'A Rainha do Crime'. Em 1971, recebeu a maior honraria de seu país: tornou-se Dama da Ordem do Império Britânico. Morreu em 1976, em decorrência de um resfriado [86 anos].






Cinco Porquinhos


Este Porco foi ao Mercado;
Este Porco ficou em casa;






Este Porco tinha um pouco de Carne;
E este Porco não tinha nenhum!












Este Porquinho gritou "Uii! Uii! Uii!
Não consigo encontrar o caminho de casa!"







C.P.: Mais uma vez Agatha Christie mostra sua maestria em romances policiais. E mais uma vez a história se relaciona a alguma cantiga. Esta é de autoria de Beatrix Potter [escritora, ilustradora, micologista e conservacionista inglesa, famosa por seus livros infantis (1866-1943)]. Ilustrações acima de Beatrix Potter [é, Potter, não por acaso me chamou atenção]. Sempre acabo desconfiando da pessoa errada [meta para o futuro: descobrir o assassino antes do fim do livro].

Link para o livro:

Nenhum comentário:

Postar um comentário