segunda-feira, 21 de maio de 2012

Arcádia

Arcádia era uma província da antiga Grécia. Com o tempo se converteu no nome de um país imaginário, criado e descrito por diversos poetas e artistas, sobretudo do Renascimento e do Romantismo. Neste lugar imaginado reina a felicidade, a simplicidade e a paz em um ambiente idílico habitado por uma população de pastores que vivem em comunhão com a natureza. Neste sentido possui quase as mesmas conotações que o conceito de Utopia ou o da Idade do Ouro.
< Ideais inalcançáveis >

O tema é parte de mitos da Grécia antiga e era mencionado nos contos e nos discursos de alguns sábios como exemplo de vida. Entre os ocidentais que tocaram no tema de Arcádia em suas obras se encontram Nicolas Poussin, Jacobo Sannazaro, Miguel de Cervantes, Lope de Vega e sir Phillip Sydney.

Foi utilizado no 12° Final Fantasy para nomear um dos grandes impérios envolvidos na disputa política em que o enredo principal do jogo se desenvolve. Possivelmente o uso do nome Archadia é sarcástico, evidenciando a alienação da população archadiana. Também é possível que seu uso seja apenas um modo de nomeá-la com algo que represente prosperidade e aurora.

Arcádia tem permanecido como um tema artístico desde a antiguidade. Imagens de belas ninfas e paisagens pastoris tem sido uma frequente fonte de inspiração de pintores e escultores. A mitologia grega serviu ao poeta Virgílio para escrever suas Bucólicas, série de poemas situados em arcádia. Virgílio por sua vez influenciou a literatura européia medieval (vide a Divina Comédia). No Renascimento, Arcádia passa a ser o símbolo da simplicidade pastoril e escritores como Garcilaso de la Vega, tratam frequentemente o tema assimilando-o ao paraíso. A diferença da Utopia de Tomas Morus, Arcádia é apresentada como o resultado espontâneo de um modo de vida natural, não corrompido pela civilização.

C.P.: Também citada como País das Fadas. Parece ser bem famosa no mundo RPG, mas não sei muito sobre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário